quinta-feira, 6 de março de 2008

A TÁTICA PAPA-LÉGUAS



Fonte: Não tenho fé o suficiente para ser ateu
(Norman Geisler e Frank Turek).

A tática do papa-léguas estabelece o princípio da não-contradição e ajuda a expor uma afirmação falsa em si mesma, tão comum nos dias de hoje. Isso inclui afirmações como:
"Não existe verdade !" (isso é verdade ?);
"Toda verdade é relativa !" (essa verdade é relativa ?) e
"Você não pode conhecer a verdade !" (então como você sabe isso ?).
Basicamente, qualquer declaração que não possa ser afirmada (porque contradiz a si mesma) deve ser falsa. Os relativistas são derrotados por sua própria lógica. Uma afirmação falsa em si mesma é aquela que não satisfaz o seu próprio padrão. Por exemplo se a afirmação "Não existe verdade" - pretende ser verdadeira e, portanto, derrota a si mesma. É como se um estrangeiro dissesse: "Eu não consigo falar uma palavra sequer em português!". Afirmações falsas em si mesmas são feitas rotineiramente em nossa cultura pós-moderna, e, uma vez que você tenha uma capacidade aguçada de detectá-las, se tornará um defensor absolutamente intrépido da verdade. Sem dúvida, você já ouviu pessoas dizerem coisas como "Toda verdade é relativa !" e "Não existem absolutos !". Agora você estará armado para refutar tais afirmações tolas simplesmente revelando que elas não satisfazem os seus próprios critérios. Em outras palavras, ao lançar uma afirmação falsa em si mesma contra ela própria, você pode expô-la pela falta de sentido que demonstra.
Tática do papa-léguas vai à universidade.

Por que a tática do papa-léguas é especialmente necessária aos estudantes universitários de hoje ?
Porque muitos de nossos professores universitários vão dizer que não existe verdade. O que nos surpreende é que os pais ao redor do mundo estão literalmente pagando muito dinheiro em educação universitária para que seus filhos aprendam que a "verdade" é que não existe verdade, isso sem falar de outras afirmações pós-modernas falsas em si mesmas, como:
"Toda a verdade é relativa" (essa verdade é relativa ?);
"Não existem absolutos" (você está absolutamente certo disso ?) e
"É verdade para você, mas não é verdade para mim !" (essa afirmação é verdadeira apenas para você ou para todo mundo ?)
"É verdade para você, mas não é para mim" pode ser o mantra de nossos dias, mas o mundo não funciona realmente assim. Naturalmente esses mantras modernos são mentirosos porque são afirmações falsas em si mesmas. Mas temos algumas perguntas para aqueles que ainda acreditam cegamente neles: se realmente não existe verdade, então...
....por que tentar aprender alguma coisa ?
....por que um aluno deveria dar ouvidos a um professor ?
Afinal, o professor não tem a verdade. Qual é o objetivo de ir à escola, quanto mais de pagar por ela ?
Qual é o objetivo de obedecer às proibições morais de um professor quanto a colar nas provas ou plagiar trabalhos de outras pessoas ?
As idéias têm conseqüências. Boas idéias têm boas conseqüências e más idéias tem más conseqüências. O fato é que muitos alunos percebem as implicações dessas más idéias pós-modernas e comportam-se de acordo com elas. Se ensinarmos aos alunos que não existe certo ou errado, por que deveríamos nos surpreender com o fato de um grupo de alunos atirar em seus colegas de classe ou de ver uma mãe adolescente abandonando o filho numa lata de lixo ? Por que eles deveriam agir da maneira "certa" quando nós ensinamos que não existe essa coisa de "certo" ?A verdade disso tudo é a seguinte: idéias falsas sobre a verdade levam a falsas idéias sobre a vida.

Em muitos casos, essas falsas idéias dão aparente justificativa para aquilo que é, na verdade, um comportamente imoral. Se você puder matar o conceito de verdade, então poderá matar o conceito de qualquer religião ou moralidade verdadeiras. Muitas pessoas de nossa cultura têm tentado fazer isso, e os últimos 40 anos de declínio moral e religioso demonstram seu sucesso. Infelizmente, as devastadoras conseqüências de seus esforços não são apenas verdade para eles, mas também para todos nós. Portanto, a verdade existe. Ela não pode ser negada. Aqueles que negam a verdade fazem a afirmação falsa em si mesma de que não existe verdade. Nesse aspecto, eles são muito semelhantes ao Ursinho Puff: respondem a uma batida na porta dizendo "não há ninguém em casa !".

Hoje em dia muitas pessoas inventam suas próprias verdades ou acham que por acreditar sinceramente em alguma coisa a torna verdade. Uma das frases mais usadas hoje é: "É verdade para você mas não é verdade para mim !". Bem, é isso o que nós vamos ver ! Eis algumas verdades sobre a verdade !
Winston Churchill – De tempos em tempos, os homens tropeçam na verdade, mas a maioria deles se levanta e segue adiante como se nada tivesse acontecido.
1 - A verdade é descoberta, e não inventada. Ela existe independentemente do conhecimento que uma pessoa tenha dela (a lei da gravidade existia antes de Newton).
2 - A verdade é transcultural. Se alguma coisa é verdadeira, então ela é verdade para todas as pessoas, em todos os lugares, em todas as épocas (2+2 = 4 para todo o mundo, em todo lugar, o tempo todo).
3 - A verdade é imutável, embora nossas crenças sobre a verdade possam mudar (quando começamos a acreditar que a Terra era redonda, em vez de plana, a verdade sobre a Terra não mudou; o que mudou foi nossa crença sobre a forma da Terra).
4 - As crenças não podem mudar um fato, não importa com que seriedade elas sejam esposadas (alguém pode sinceramente acreditar que o mundo é plano, mas isso faz apenas a pessoa estar sinceramente errada).
5 - A verdade não é afetada pela atitude de quem a professa (uma pessoa arrogante não torna falsa a verdade que ela professa. Uma pessoa humilde não faz o erro que ela professa transformar-se em verdade).
6 - Todas as verdades são verdades absolutas. Até mesmo as verdades que parecem ser relativas são realmente absolutas

2 comentários:

Unknown disse...

A verdade é que a verdade está em cada um de nós.Depende de nossas vivências,nosso conhecimento,experiência e bagagem.E não parar mo tempo.Exemplo Na década de 30 um físico e matemáticos provaram que seria impossível existir televisores a cores.E que um computador jamais superaria a imporessioinante marca de 1MHz de velocidade.A verdade não é propriedade de ninguém de nenhuma nação nenhum indivíduo e ninguém pode reclamar sua exclusividade.Existem verdades e não a verdade.Isso é pano pra manga para se filosofar não chegariamos a lugar algum outra verdade.

Anônimo disse...

Esse livro é muito bom, estou lendo ele, Thais, é justamente isso que Geisler, usando a tática do papa léguas, derruba, existe sim a verdade absoluta, como ele mesmo diz, existe a verdade independente de alguém aceitar ou não, ela simplesmente é verdade, eu gosto muito dos exemplos que ele dá, tem quem diga que toda religião é verdade para cada um que a pratica, então o islamismo e cristianismo estão certos ao mesmo tempo? Essa afirmação é ridícula, um tem que estar certo, e outro tem que estar errado, independentemente do que cada um que segue pensa. E usando a tática do papalegua com vc Thais, vc diz “A verdade é que a verdade está em cada um de nós” ai eu pergunto, essa sua afirmação é verdade? Pois vc esta afirmando, conseqüentemente vc quer que todos aceitei que sua afirmação seja verdade, ou seja, sua afirmação, como diria Geisler, é falsa em si, a verdade absoluta existe sim, independente de quem aceite ou não.